30.11.09

 

Tema Polêmico
Cartas
Painel do Leitor
Folha Online


Gullar

"O caso da coluna de Ferreira Gullar deste domingo na Ilustrada ilustra muito bem aquilo que não tem mais espaço hoje em dia na discussão sobre as drogas: o discurso apaixonado e moralista. Ao invés de propagar seus achismos e a experiência pessoal de um punhado de pessoas, ele deveria se prestar a estudar o assunto a sério, como, por exemplo, buscar saber mais sobre a exitosa descriminalização das drogas em Portugal, vigente desde 2001."
LUCAS CALDANA GORDON (São Paulo, SP)
***
"Ao ler o artigo do poeta Ferreira Gullar ocorreram-me algumas considerações. É impossível impedir que as pessoas consumam drogas. A humanidade o faz desde a aurora dos tempos. A saída, talvez, fosse legalizá-las. Isso não eliminaria seu consumo, mas possibilitaria seu controle. Como acontece com o álcool. Seria possível decidir locais de venda, quantidade comercializada per capita, idades, horários, situações e locais permitidos, cobrança de impostos, oferta de tratamento etc. Além de um mapeamento e controle maior sobre as consequências do uso. É claro que os que hoje as traficam migrariam para outras atividades ilegais, que seria ingênuo supor que saíssem da criminalidade por conta da legalização das drogas, como num passe de mágica. Ademais, bem sei, a legalização seria difícil de ser conseguida sem um amplo consenso na sociedade. Mas sou capaz de apostar que o tráfico de drogas financia políticos que são contra sua legalização, pois esta mataria sua galinha dos ovos de ouro. Quanto a experiência que tem o autor de que as drogas leves levam às pesadas, poderia dizer que a minha experiência indica que, quase sempre, os usuários de drogas pesadas começaram consumindo leite materno. O argumento é falso. Há inúmeras outras variáveis, desde genéticas e psicológicas, até de meios sociais e culturais.
Em tempo: as consequências do consumo do álcool matam mais do que todas as drogas ilegais somadas."
SERGIO PINHEIRO LOPES (São Paulo, SP)

Comments:
Tá certo, sergim. fora Rômulo e Remo, Mowgli e alguns outros poucos, todo drogado começou tomando bebendo leite materno humano. O que leva à droga pesada não é a droga leve. É o drogado insatisfeito. falado. lindo blogue. alsalum.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?