14.9.07

 

História
Artigo
Professor J. Vasconcelos


De 1714 até 1746, mais de 200 navios levaram do Brasil ao Rei de Portugal, D.João V e seus cortezãos o seguinte:

- 681 arrobas de ouro em pó
- 315 marcos de prata
- 12 milhões em diamantes
- 392 oitavas de diamante
- 22 caixas de ouro em obra

Verbas essas que naquela época somavam quantias fabulosas, foram utilizadas a bel prazer pela casa real em pagamentos altíssimos à curia romana para, entre outras futilidades,
- que os seus serviçais religiosos pudessem usar meias de côr vermelha;
-que o rei de Portugal fosse tratado por Fidelíssimo;
-que a capela real tivesse estas e aquelas distinções vãs;
-que fosse permitida à igreja lusitana celebrar 3 missas no finado;
-que fosse permitida à Lisboa fazer suas procissões com as pompas e ritos das realizadas em Roma

Pois bem, gastaram toda a riqueza vinda do Brasil nessas frivolidades e Portugal naufragava na penúria, sem estradas, sem escolas, sem hospitais, sem academias de ciência, etc. Com tantas despesas inconsequentes, o Rei propôs até criar impostos ao povo.
Ao Brasil, cabia apenas 120.000 cruzados.
Enquanto isso, na mesma época, as colonias americanas da Nova Inglaterra praticavam a democracia pura ( na sua forma direta) e usavam a riqueza do país para a sua construção; tinham a reclamar somente da imposição da Inglaterra sobre a obrigatoriedade de importação de manufaturados ingleses.
Realmente, quando o destino de um povo é comandado por um individuo, ou por uma familia, ou por um grupo, ou por algumas classes, não adianta recordes de arrecadação fiscal, criação e aumentos de impostos,montões de tesouro, que
- tudo será encaminhado sob os caprichos e interesses de grupos;
-a riqueza se dissipará sofregadamente
E´o caso dos governos que temos, onde o Poder está com os politicos profissionais e outros privilegiados. Criação e aumento de impostos servem principalmente a beneficios e favorecimentos dos mesmos, com remunerações absurdas, aposentadorias milionárias, viagens, mordomias, super-aviões de luxo, palacios para desembargadores, ultra-sofisticados computadores para os parasitas senadores,churrasqueira palacial ao custo de 3,8 milhões de reais, reforma milionária para o galinheiro palaciano, doações demogógicas a outros países, etc. ( um dos quais goza de rendimentos mais confortáveis do que o Brasil, pois recebe royalties da extração do petróleo; se seu povo é pobre, deve-se ao fato de que é explorado por um ditador há 37 anos no Poder, com contas bilionárias nos paraísos fiscais, tal como o fizeram seus colegas, Idi Amin, Sekou Touré, e outros tiranos ) Agora o Brasil é um país com rodovias em frangalhos, trafego aereo em colapso, sofríveis transportes públicos e portos desaparelhados para suportar as crescentes exportações, com 55,7 milhões vivendo em estado de pobreza, com uma violência inconcebivel empurrando os cidadãos a jaulas particulares, etc. ( no mês de junho de 2004, num dos Estados mais pobres da Federação, (Alagoas), com um salário minimo de R$260,00, naquela época, os desembargadores reajustaram os próprios salários para R$ 17.200,00, retroativos a 6 meses atras, proporcionando essa retroatividade um desembolso extra de 400 mil reais aos cofres de um Estado falido ).
O rei francês Luiz XIV tinha a mania de distribuir mesadas a principes e reis de outros países com o dinheiro da Nação gauleza. Quando morreu, acrescendo outras puerilidades, o resto foi aproveitado para a luxúria e farras do próximo rei, Luis XV. A única coisa positiva de todas essas asneiras, foi que prepararam o terreno para o povo francês fazer a sua gloriosa Revolução.
No Brasil, o dinheiro é desviado da infra-estrutura para a corrupção, o bolsa-esmola...
A nossa única solução, para nunca mais termos esse tipo de oligarquia, é a implantação da Democracia Pura, subsituindo de vez essa falsa democracia representativa.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?