9.5.08

 

Poemas 309
Poems 309


Ojos, Que Dais La Luz Al Firmamento

Juan De La Cueva

Ojos, que dais la luz al firmamento
y el fuego al alma mía, sed piadosos;
dejad la ira, y sed (pues sois gloriosos)
menos crueles al dolor que siento.

Dentro en mi pecho Amor os dio el asiento,
y dentro arden mis fuegos, rigurosos
de veros que sois blandos y amorosos
y tan sin piedad a mi tormento.

Bien conocéis de mi que por vos muero,
y por vos vivo, y sólo a vos os amo,
ojos, que sois los ojos de mi alma,

por quien la vida en tanta muerte espero,
y en las tristes querellas que derramo,
mi bien, descanso, gloria, premio y palma.

***
Olhos, Que Dais A Luz Ao Firmamento
(Tradução de Anderson Braga Horta)

Olhos, que dais a luz ao firmamento
e à minha alma o calor, sede piedosos;
deixai a ira, e sede (sois gloriosos)
menos cruéis com o meu padecimento.

Dentro em meu peito Amor vos deu assento,
e ardem os meus incêndios, rigorosos
de ver quanto sois brandos e amorosos,
mas sem piedade para o meu tormento.

Bem conheceis de mim que por vós ardo
e morro, e por vós vivo, e a vós só amo,
olhos, que sois os olhos de minha alma,

por quem a vida em tanta morte aguardo,
e, nas tristes querelas que derramo,
meu bem, descanso, glória, prêmio e palma.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?